sexta-feira, 29 de outubro de 2010

13, 45 ou 9?!


Falar de política é sempre uma coisa muito difícil e complicada. Porque cada pessoa tem sua própria opinião?! Não, porque cada pessoa pensa que têm uma própria opinião e pensa que está certa. Como distinguirmos os sábios dos tolos?! É simples...

Os tolos, por mais que defendam e demonstrem o completo e absoluto conhecimento sobre aquilo que defendem, nada mais são do que papagaios super evoluídos, vorazes, capazes de reproduzir com perfeição aquilo que lhes foi ensinado a falar. Estas aves passam a maior parte do tempo sob o ombro de seu mestre, que sempre que pode, lhes ensina a repetir alguma coisa à mais. No contexto atual, estas aves são azuis, têm o bico muito largo e a irritante mania de achar que sabem mais do que todos da mesma espécie.

O sábios usam a informação à seu favor e estudam minuciosamente cada palavra proferida e cada ato gerado diante das circunstâncias. Conhecimento é poder num mundo convertido em selva, aonde cada animal é não só racional, mas capaz de tudo para conseguir êxito naquilo que deseja. Aqueles que se submetem ao conhecimento ou "falso conhecimento" de outros, tornam-se presa fácil diante dos infinitos predadores que espreitam nessa selva gigantesca e furiosa. Não se pode querer falar de política, sem ao menos conhecer a política. Por essa razão os debates são tão importantes, eles devem servir para que o eleitor possa deixar de ser tolo e ter o seu próprio conhecimento.


A Globo tem deixado muito a desejar nesse quesito. Os debates do primeiro turno foram extasiantes nas demais emissoras. Os confrontos eram diretos, bem elaborados, e você ficava ansioso pelas réplicas e tréplicas de cada candidato. O mesmo não pôde ser dito da Emissora Platinada. O confronto de Dilma Rousseff e José Serra (disparados nas pesquisas de intenção de voto) simplesmente não ocorreu, enquanto Marina Silva (a terceira melhor posicionada) teve um desempenho até superior aos dois primeiros, o que com certeza se deu ao alarmante, e eu diria IMPRESSIONANTE número de votos que recebera (20 milhões). Mas o melhor mesmo foi Plínio de Arruda Sampaio, do PSol, que MASSACROU os demais candidatos. Sem rodeios e sem medir palavras, Plínio foi implacável destacando o que de piorrrr tinha cada candidato, e criticando o eleitor por só enxergar os mundinhos vermelho, azul e verde que cada governo pintava.


Debate passado, segundo turno decretado, recomeçaram as entediantes e ofensivas campanhas do PT e do PSDB. Os tão esperados debates recomeçaram e mais uma vez o da Globo era tido como mais importante. Foi ao ar nesta sexta-feira, 29 de outubro, 2 dias antes da eleição. Tive a oportunidade de assistir o debate da Band um outro dia, e embora preferisse assistir o reality Hipertensão, pude ver que o tão esperado duelo de espadas entre Dilma e Serra estava acontecendo. Confronto direto, sem terceiros e quartos candidatos atrapalhando. Teria sido assim, algo estimulante para ficar em casa numa sexta-feira à noite assistindo tv... mas não foi. A Globo mais uma vez deixou a desejar naquilo em que também prometia ser a melhor: o Debate Presidencial.

Quando a novelinha Óleo de Amêndoas "Paixão" terminou numa cena que para muitos foi de fazer cair o queixo (e que pra mim foi tão simplória quanto a fuga da Ximenes pelo teto), eu fiquei alvoroçado pelo início daquele que seria o melhor "embate" de todos. Mas o que a Globo fez?! Fez os candidatos conversarem com pessoas totalmente aleatórias que com certeza cataram no metrô, anulando qualquer possibilidade de confronto, pois tudo que eles tinha de fazer era convencer aquela pessoa (que representava em imenso explendor o seu próprio estado inteiro) de que suas propostas de governo eram melhores. Também foi um verdadeiro teste de memória pra cada candidato, por que ao longo das chamadas tinham que decorar o nome da pessoa com quem falavam, e convenhamos, tinha nomes muito esquisitos. "Coacir" eu acho q era uma... Realmente, o canal 9 está de parabéns... Não sei por que essa mania de achar que a Globo é a melhor em tudo. Até pode ser em algumas coisas, mas francamente, sediar o ÚLTIMO debate de uma disputa presidencial?! Era pra se superar né, mas ao invés disso, ela simplesmente deixa o eleitor ainda mais confuso. Seria melhor se as pessoas tivessem ido dormir achando que o "afão" da noite tinha sido o flagra da Montenegro na pegação da Dona Beija com o Cazuza italiano.

Enfim, seja Serra-prefeito-governador-ministro-e-mais-uma-pohada-de-coisa, ou Dilma a 1ª mulher presidente do Brasil (e torço pra que isto aconteça), votemos 13 ou 45... mas nunca 9... acho que já está na hora da gestão Global ter seu mandato caçado, ou então, que venham mais 4 anos de debates sem sal... nem açúcar.

2 comentários:

  1. Adorei o post! Tava esperando baixaria quando vi a foto referente à política, mas gostei do teu posicionamento e o 6º parágrafo foi o melhor! /obamariu e eu também

    ResponderExcluir
  2. Amado, achei muito interessante, vc foi extremamente bem articulado, defendeu bravamente sua ideias, muito ao contrario das pessoas que vc comenta, FATO, achei assuntos muito pertinentes, que faz nos refletirmos melhor sem duvida alguma, não pre julgo nem politicamente falando, tenho minhas ideias e opiniões sim, mais prefiro esperar para ver! Tu conseguiu sempre duvida nenhuma fazer repensar - Dilma porque não?, vms ve-la em ação como Presidente de um Pais que tem tudo para dar certo, mais que infelizmente por causa desse Zé povinho não cresce mais (esse Zé povinho não são as pessoas mais simples não, são as pessoas que não são abertas a mudanças, pessoas estreitas).
    Seus comentarios sobre a Globo me fez lembrar, e ri muito, a Globo atraves de seus caneis de comunicação elegeu Fernando Collor de Mello e depois ralou para tira-lo do poder ahsahsh, preciso dizer mais alguma coisa?

    ResponderExcluir