quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lady GaGa: a açougueira do VMA 2010




No momento em que Lady GaGa recebeu 13 indicações ao Vídeo Music Awards 2010, batendo o recorde de nomeações em toda a história da premiação, eu já fazia ideia de que história seria escrita. O evento aconteceu neste domingo (12), no Nokia Theather, em Los Angeles. Apresentado por Chelsea Handler, apresentadora do canal E! que chegou ao som de Bad Romance com um modelito preto transparente nada apropriado, o prêmio da MTV prometia entregar 14 astronautas de prata à grandes ídolos do cenário pop que se destacaram com seus videoclipes ao longo do ano.

Como já era de se esperar, GaGa fez sua entrada triunfal: acompanhada de 4 ex-militares gays (desertados por sua opção sexual), ela exibiu um vestido “like a gipsy” esvoaçante, colorido, inspirado num impressionismo quase medieval, assinado por Alexander McQueen. Em seus pés, os igualmente nada tediosos sapatos alien, usados também no cli
pe de Bad Romance. Os cabelos descoloridos com as pontas azuladas também ficaram super charmosos com a tiara de penas douradas que concentraram-se no topo de sua cabeça.



Quando o elenco de Glee chamou o nome de GaGa para entregar
a estatueta de Melhor Clipe Pop do ano por Bad Romance, o figurino que emergiu da multidão de celebridades era um pretinho nada básico. A saia super volumosa estilo bat-girl entrou em completa harmonia com o corpete de couro super justo de referência gótica clara que GaGa trajou. Sua cabeleira presa deu toda a atenção ao chapéu de spikes super pontiagudos que imitavam um moicano. O look “super” parece mesmo ter tido um efeito não só visual mas também emocional na Monster Diva, pois diferente dos demais discursos de agradecimento, ela apenas berrou no microfone sua frase mais famosa: “I love my fans!”


Mas foi quando GaGa recebeu o astronauta mais importante da noite, o de Clipe do Ano, que ela consagrou sua imagem como figura definitiva do reinado pop. Aproximadamente 11kg de carne bovina habilidosamente costuradas numa simetria uniforme vestiram-na com o que eu chamo de “último grito da moda!”. O vestido, juntamente aos sapatos de carne crua (e com direito à um bife na cabeça) conduziu GaGa novamente ao palco para confirmar um novo recorde histórico alcançado no meio musical: 8 premiações numa única edição do VMA.

O vestido de carne de Lady GaGa se tornou o assunto mais comentado no mundo no início desta semana, e tende a continuar até o final desta. Eminem disse à imprensa que “o vestido cheirava mal” (ah vá!) e grupos de defesas aos direitos dos animais criticaram veemente a escolha do figurino: "Carne é o corpo em decomposição de um animal que não queria morrer, e depois de ficar sob as luzes da TV ia cheirar como carne podre”, disse uma porta-voz do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, em português, Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
Gaga defendeu o vestido em entrevista à Ellen DeGeneres, aclamando que sua escolha implica no combate à homofobia:
“Ele tem muitas interpretações, mas para mim, essa noite, ele está dizendo: ‘se não defendermos aquilo em que acreditamos, se não lutarmos por nossos direitos, muito em breve vamos ter tantos direitos quanto a carne em nossos ossos’”.

Lady GaGa se tornou a maior estrela do pop na atualidade por seu talento. Mas o que a tornou "GaGa" foram suas escolhas de chamar atenção através de suas roupas criativas. Quando American Nex't Top Model trouxe às suas concorrentes o desafio de vestirem lingerie de carne, o mundo não se importou. Mas quando Lady GaGa surgiu no holofote com um vestido de carne, criticando a voz-ativa da igualdade nesse plano tão desigual, foi vítima de todos os tablóides que ridicularizaram e compararam sua opção como uma falta de juízo. Isto é deprimente, uma artista do tamanho de GaGa não ter o direito de expressar o horror interno de milhões de pessoas. E todos os dedos indicadores que se voltaram na direção dela só conseguem confirmar a total hipocrisia que a sociedade tomou em relação à reinvenção da mídia. Eu me pergunto: "quantas roupas de carne as pessoas vestem todos os dias?!” ·

Um comentário:

  1. consegui comentar antes da Elisa o// hoho.
    adorei o post! eu concordo, sim sim .
    adoro jaquetas de carne 66.
    e a gaga é monster diva, ela pode vestir o q quiser!
    :D:D:D

    ResponderExcluir